Jardim dentro de casa na Alemanha • #1

observando o ambiente • observando as plantas

Foto de Nish Anil, via Unsplash


As plantas de interiores (que criamos dentro de nossas casas, escritórios) em sua maioria são plantas originárias de regiões tropicais. Como então criá-las dentro de nossas casas, aqui na Alemanha?


Neste artigo e nos próximos dois convido você a observar estes 5 elementos essenciais para a vida das plantas: Luz • Ar • Temperatura • Água • Nutrientes



Todas as plantas precisam de luz para viver.


Para gerar alimento para si e crescer, ela depende da luz para assimilar os nutrientes contidos no solo.

Vou explicar: esse processo de assimilação chamamos de Fotossíntese.

Já parou pra pensar o que é a fotossíntese? o que ela representa à existência da Vida?


Pois bem, a fotossíntese é um acontecimento extraordinário na Natureza que só as plantas têm o dom de realizar. Nenhum outro ser vivo é capaz. A fotossíntese é a capacidade das plantas em transformar a energia da luz em matéria.


Sem as plantas e sua capacidade de transformar energia da luz em matéria, basicamente não estaríamos aqui, na boa.


Então, na próxima vez que você olhar pra sua planta ao sol, lembre: um milagre da natureza acontece aqui, neste instante, diante dos meus olhos, mesmo que eles não sejam capazes de enxergar...mas acontece! Voltando! A seiva bruta (minerais, vitaminas dissolvidos na água contidos no solo), entra nas raízes passa pelo caule e estrutura da planta até chegar às folhas; ali, nas folhas, através dos cloroplastos, a planta capta a luz e gás carbônico do ar, e em combinação com a seiva bruta (água com nutrientes vindos do solo) gera Matéria orgânica, ou seja glicose, que chamamos de seiva elaborada.

Agora sim, a planta produziu seu alimento (a seiva elaborada). e é capaz de distribuí-lo para suas partes e desce até e desce até às raízes no solo.

Busquei aqui explicar de forma bem simplificada, mas se tiver curiosidade de aprofundar, procure ler mais a respeito desse processo incrível!


Portanto, é extremamente importante para as plantas de interiores, que elas fiquem o mais próximo possível da janela para receber luz do sol; caso contrário será necessário de uma fonte de luz artificial.


De Luz todas precisam. Algumas precisam de mais, outras menos.


Existem um leque de classificações para as plantas, com relação à sua tolerância de receber pouca ou muita luz do sol.


Para não ficar confuso, trarei aqui 4 termos que podem te ajudar neste início a observar as plantas e seu espaço em casa, para então, posicioná-las adequadamente em sua casa.

Você já ouviu os termos:

sombra • meia-sombra • claro/ensolarado • sol pleno?

É claro que as plantas não são estáticas. Algumas toleraram viver na sombra e também em ambiente ensolarado; outras já não toleram ficar na sombra. Com o tempo você vai perceber isso.

Plantas de Sombra, o que significa?

geralmente reconhecíveis por suas folhas grandes, verdes mais escuras, podem sobreviver com pouca luz.

Elas prosperam na natureza no crepúsculo sob grandes árvores, por isso, não toleram a luz do sol forte direta sobre elas.

Dentro de Casa

Essas plantas toleram estar afastadas das janelas, por isso são boas de serem posicionadas no meio dos ambientes, com a iluminação artificial que temos, e com a incidência de luz natural que chega através das janelas.


Caso coloque na janela, que sejam as da fachada Norte (lembrando: se você vive no hemisfério norte, pois o sol "caminha" na direção sul. ).

Lembre:

Estas plantas não vivem no escuro, precisam de claridade (natural ou artificial), mas não toleram luz solar direta em suas folhas (perdem sua cor, mancham), o que é diferente.


Plantas de Meia-Sombra, o que significa?

Plantas com as folhas coloridas ou de cores mescladas precisam de mais luz que as plantas de sombra.


Meia-Sombra significa que a planta GOSTA de boa claridade e TOLERA luz do sol direta APENAS pela manhã ou no final do dia, pois é um sol mais fraco.


Dentro de Casa

Colocá-las próximas às Janelas das fachadas Leste ou Oeste.


O ambiente precisa ser claro na maior parte do dia ou iluminado com luz artificial, caso a planta fique afastada da janela.




Plantas de ambiente Ensolarado, o que significa?

estas são plantas gostam de muita claridade e toleram luz do sol, desde que não seja muito intensa - mais de 6-8 horas de sol direto podem aparecer manchas em suas folhas.


Dentro de Casa

Ideal é posicioná-las próximas às janelas da fachada Sudeste/ Sudoeste!

(lembrando: se você vive no hemisfério norte, pois o sul "caminha" na direção sul).


Caso elas estejam afastadas das janelas, será necessário que o ambiente seja bem claro a maior parte dia dia, que entre raios solares ou que tenha iluminação direta para estas plantas.


No inverno, quando temos menos sol, toda luz de sol sobre elas é ouro!




Plantas de Sol pleno, o que significa? Normalmente possuem características que controlam sua capacidade de evaporação de água, como espinhos, pelugem, folhas pequenas, folhas mais grossas, onde armazenam água (como cactos e suculentas).


Estas são plantas que amam receber boa quantidade de luz do sol direta, por isso devem posicioná-las próximas às janelas da fachada sul (se você vive no hemisfério norte).

E no verão, se possível, coloque-as pra tomarem sol pleno na varanda, terraço ou jardim, que estejam voltados pra fachada sul.


Gostou?

No próximo artigo tem mais!



#jardinagemintegrativa

#plantasdentrodecasa

#luz #fotossintese

#sombra #meiasombra #ensorarado #solpleno

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo