Bem-vindo à BE.GRÜN,

o nome que dou a minha atividade de Jardinagem Integrativa feita essencialmente com Plantas comestíveis e medicinais. Te convido a iniciar uma viagem de descobertas junto às cores e texturas, aos aromas, sabores e qualidades vivas das plantas, através de uma Paisagem comestível em casa, no trabalho, na escola, com os vizinhos na comunidade em que vive!

 

Begrün é uma palavra em alemão e significa “enverdecer; tornar (-se)  verde”.

A Jardinagem é uma atividade universal para todos e para ser feita em qualquer lugar. O processo de semear, cultivar, colher e nos alimentar daquilo que cultivamos, é um  exercício de estarmos presentes, conscientes daquilo que proporcionamos a nós mesmos. É uma atividade que desenvolve nossos Sentidos nos ampliando e, assim, nos dando mais campo para criações em nosso viver, afinal, a Natureza é um ciclo vivo, dinâmico e abundante.

É Integrativa, porque é por esse caminho que convido você a Jardinar, tornando o cultivo parte integrante do seu viver; a cada experiência, um novo aprendizado “enverdecendo” a vida cotidiana com novas Percepções!

Com Plantas Comestíveis e Medicinais, pois de uma forma ativa reintegramos toda a energia que depositamos em seus cuidados de volta a nós. E também, ampliar, incluir em nossa alimentação e cuidados com a saúde uma maior variedade de Plantas super benéficas, que muitas vezes é difícil encontrarmos para comprar.

 

Se você mora em um centro urbano e deseja iniciar ou expandir suas descobertas e experiências, através da Jardinagem Integrativa Comestível, escreva para mim!

 

Não existe Jardim pronto e perfeito, e sim, Jardim que é cultivado. 

Vamos começar?!

 

Tropaeolum majus

 

Muito Prazer! me chamo Lívia Maria,

nasci na cidade de São Paulo (1980), onde cresci e vivi a maior parte dos anos de minha vida. Sou curiosa e sempre que posso, me aventuro a aprender coisas novas; gosto da diversidade, da dinâmica que há no mundo. Para mim, tudo que me rodeia, me ensina, me expande e, por isso, cada vez mais, procuro dar espaço aos meus Sentidos para captar a riqueza de belezas, aprendizados e possibilidades que as situações me proporcionam e, assim, criar novas realidades e perspectivas ao meu viver.

 

Me formei em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (São Paulo, 2007). Desde a época estudantil, através do Diretório Acadêmico e estágios profissionais, direcionei meu caminhar para a área Cultural. Desta forma, me formei profissionalmente como Produtora e Gestora Cultural, participando do desenvolvimento de diversos projetos e ações, onde a Cultura exercia um papel de “conector” entre as Pessoas e o espaço público, para criações, interações e integração. Desde 2004, foram muitas realizações e experiências vividas, durante o tempo em que estive diretamente envolvida com Produção, Gestão e Políticas Culturais  & Artes, trabalhando em instituições privadas, públicas e diretamente com artistas. E sempre que posso ( ou me convidam), continuo desenvolvendo algo! 

 

Em 2013 me mudei para Linz (Áustria). Foi como escolher terminar de escrever uma história de vida para iniciar outra. Uma mudança radical que o amor e a vontade de viver a aventura de caminhar a dois me proporcionaram. Uma nova Jornada começa e meu universo se expande para uma infinidade de novas coisas: sonoridades, costumes, um novo idioma, viver as estações do ano e perceber - na pele e no humor - , a influência delas em mim, conhecer e me envolver com tantas pessoas de diferentes lugares e histórias de vida... E por fim, constatar que o mesmo Sol que brilha sobre nós é diferente dependendo de onde e do momento em que estamos, me mostrando, assim, que NADA permanece igual e estático, pois nossas percepções mudam a todo o momento!

 

Durante um período me permiti que essa avalanche de coisas “desconhecidas” me invadisse para sentir e compreender que rumo eu daria pra essa nova Jornada. E foi assim, que me encontrei com a Jardinagem. Iniciei cultivos em minha pequena varanda de 8m² e em minha pequena sala de estar. Com o tempo e com as mãos na terra, entre raízes e sementes, fui ganhando percepções simplesmente por deixar meus sentidos mais livres, entregues ao momento. Observando o tempo de cada coisa e a forma como se desenvolviam, fui sendo invadida por novas curiosidades e perguntas.

Resolvi, então, ir atrás do conhecimento e fiz uma formação profissional em Paisagismo & Jardinagem que durou um ano e meio bem intensos! Durante esse período, meu propósito amadureceu e resolvi concentrar minha energia criadora para a jardinagem com plantas comestíveis e, assim,  proporcionar uma nova realidade no viver: com qualidade e liberdade de escolhas, não só pra mim, mas para outras pessoas também.

 

Através do projeto Freiluftsupermarkt, onde participo desde 2015 (em Viena, e agora em Munique), percebi quão importante é trazer para as realidades dos centros urbanos as Paisagens Comestíveis (Hortas e Fazendas Urbanas), pois, através delas, possibilitamos reflexão sobre nosso viver, um novo olhar para nossa relação com aquilo que comemos ao nos aproximarmos da origem dos alimentos vivos, percebendo que sim,  É POSSÍVEL cultivarmos onde vivemos! Não só isso, mas quão saudável,  socialmente justo, ecológica e enonomicamente sustentável é consumirmos localmente (produtos de produtores locais).

Percebi que a Jardinagem nos permite um outro olhar para o lugar em que estamos, com as pessoas com quem convivemos e, claro, como nos autocuidamos hoje para nossa perspectiva de futuro.

 

Desde Agosto de 2016 vivo na cidade de Munique (Alemanha). Sigo cheia de curiosidades e procuro sempre, através de vivências, pesquisas e relações, criar meu viver cotidiano cada vez mais simples, alinhado com a liberdade de escolhas e qualidade de viver que desejo.

 

Terei um grande prazer em conhecer você, sua história e o que deseja criar na sua Vida!

 

Vamos desenvolver algo juntos?

Veja aqui alguns “caminhos” de trabalhos. Como não são pré-formatados, peço que me escreva, contando-me de suas intenções. 

Depois agendamos uma Consulta Presencial ou Online para que vejamos tudo e eu possa atender você da melhor forma, que tal?!

 • Horta em Vaso

• Cesta Viva

   (Plantas, Ervas  Flores)

• Personalizados Vivos

   (Ocasiões Especiais)

 • Aprendizagem Ativa

    (Vivências para grupos)

• Consultorias

• Olhar, Criar, Implantar

• Manutenção e Cuidados

Ocimum basilicum "piccolino"

Vamos conversar?

Me conte sobre o seu evento, o presente que você deseja dar, o local que está precisando de mais verde, ou sobre o seu sonho em cultivar um Jardim Comestível! 

 

Te responderei, em até 2 dias, com minhas ideias de possibilidades para atender o que deseja.

 

Para me mandar mensagem direta, meu email é 
livia@begruen.com

 

Se preferir, por Whatsapp ou Telefone, meu numero é

+49 152 22596573  (Alemanha)

 

Ou deixe sua mensagem aqui.

 

 

Desde já, agradeço sua visita ao meu site

para conhecer um pouco sobre mim e minhas atividades,

instagram

facebook

1/1
 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© begrün  2018 . All Rights Reserved | IMPRESSUM

Developed by