“O resultado de trabalhar em harmonia com a natureza, voltando a ser uma parte "útil" e "co-criador" e, ao mesmo tempo, não mais “comandante-chefe,  gera em quem consegue colocá-lo em prática, uma sensação de alegria profunda. Alegria por ter retornado aos braços e cuidados da mãe terra.” [Ernst Götsch]

se quiser saber mais sobre minha formação acadêmica e profissional, clique aqui.

mas pode me chamar de Liv.

Nasci na cidade de São Paulo, tenho 4O anos, sou Jardineira - me oriento pelos princípios da permacultura, agroecologia, biodinâmica - , artesã e aprendiz de muitas coisas.

Hoje, olho para minha trajetória de vida e vejo que cultivar relações, estabelecer conexões é parte de minha essência; e desde que percebi que somos Natureza (sejamos conscientes ou não desse fato), uma nova perspectiva de qualidade de viver apresentou-se a mim. É transformador e é um aprendizado constante.

 

Em 2O13 me mudei para Linz, na Áustria. Neste novo e desconhecido lugar lancei as mãos à terra e não parei mais. Atualmente moro em Munique, na Alemanha.

 

Moro em um apartamento térreo e cultivo minha horta, minha composteira (compostagem dos restos de alimentos da cozinha), pesquiso, adapto e preparo as receitas de quase todos os produtos – de cuidado do corpo e da casa – que consumimos.

Acredito que nossa casa é a escala perfeita pra vivermos os desejos de tudo aquilo que queremos entregar ao outro, ao mundo. Ela é o espaço “Semente” da transformação.

 

De dentro pra fora. Do “eu” para “nós”.

Oi, eu sou a Lívia Maria!

BeGrün

meu ateliê de pesquisa, criações, atividades, serviços, parcerias e colaboração social.

Uma semente que achou lugar no meu coração em 2O13.

Durante meus estudos e trabalhos com jardinagem urbana, vivendo na intenção de transformar minhas percepções de mundo, ela foi ganhando forma.

 

Em outubro de 2O17, ela germinou! Desde então, realizei projetos, atividades, vivências com pessoas de todas as idades.

Assim como uma planta, a BeGrün cresce conforme seu ritmo, seu tempo, e sua “forma” vai modificando-se.

 

Hoje, além de levar jardins comestíveis para os lares urbanos e desejar que mais e mais pessoas cultivem onde quer que vivam, me importa muito a forma como nosso viver impacta o meio ambiente, por isso, a BeGrün é também esse lugar de conscientização e educação ecológica urbana. E como tudo é interligado, pensar também no tipo de produtos que consumimos para cuidar da nossa casa, do nosso corpo e estado de espírito.

 

De onde surgiu esse nome: BeGrün?

Este nome veio à mim durante meu processo de me conectar com meu propósito de vida.

 

Revisitando minha história, sentimentos, sonhos, como desejo ser e estar no mundo, escrevendo palavras, palavras e mais palavras, me veio “BeGrün” no coração.

 

Essa palavra assim escrita, na verdade não é usual na língua alemã, mas ela sintetiza pra mim esse estado de “transformação e colaboração” carregado na língua alemã e inglesa:

 

"begrünen"  - verbo na língua alemã, significa "enverdecer com plantas, vegetação".

"to be green" – expressão verbal na língua inglesa, que carrega o significado de colaborar com o meio ambiente de todas as maneiras possíveis.

Livia Maria Paes-Lettner
livia@begruen.com
+49 (O) 1522 2596573

  • Instagram
  • Facebook

© BeGrün  2018 .  All Rights Reserved

Developed by Teresa Maita